Comissão de Festas

terça-feira, outubro 18, 2005

Hibernaram?

Não sei se é do meu mau-feitio, se de outra qualquer razão que não consigo identificar, mas não compreendo algumas coisas.
Vejamos uma das que não compreendo:
Até à umas semanas, não paravam as palavras de ordem, os ajuntamentos, as postadas a lembrar para algumas gangrenas oureenses, e outras manifestações de quem não se curvava ao status quo que o nosso concelho vive à longo tempo. Isto, pelos que exerciam e pelos que não exerciam a política no terreno.
Nas feiras ouviam-se as queixas dos feirantes; nas aldeias, as queixas dos aldeões; nas fábricas as queixas dos operários; nos lavadouros as queixas das lavadeiras; nas lojas as queixas dos lojistas... e por aí fora, com empenho e sem parar.
Como muitos dos feirantes, dos lojistas e todos os outros, cheguei mesmo, ingenuamente, a pensar: "é desta!" Não é que pensasse que a CMO viesse a ter outro presidente já neste mandato. Pensei é que se tinha gerado um movimento que não seria fácil de parar. Enganei-me.
Políticos a escutar os cidadãos do meu concelho, só daqui por mais quatro anos. Tertúlias, agora, só se for sobre o futebol (do nacional, claro! Porque saber do Atlético, do Seiça, do Fátima, do Caxarias e outros, não interessa!).
Os blogs, acalmaram. E neste particular, acho que alguns perdem muito. A coberto da sacro-santa liberdade de expressão democrática, algumas piadas de mau gosto e ofensivas para as pessoas, independentemente de não se concordar com elas, são feitas, usadas e abusadas. É pena.
Para não ser ostensivo na apreciação, tudo se resume a que daqui a mais quatro anos, teremos de novo uma repentina e contagiante febre política e tudo se repetirá.
Aí, aparecerá um qualquer outro Alho, um qualquer outro Luís, uma qualquer outra Sandra, nas feiras a ouvir as queixas dos feirantes; nas aldeias, as queixas dos aldeões; nas fábricas as queixas dos operários; nos lavadouros as queixas das lavadeiras; nas lojas as queixas dos lojistas...
Nessa altura, terão de ouvir novamente: "Chupistas! Só querem é caçar o vota à malta! Cambada de cab****".
Sentir-se-ão, na altura, chocados e ofendidos? Por que razão?
Todos nós, políticos ou não, temos uma quota de responsabilidade. Mais do que o fácil desaparecimento de cena, do bota-abaixo, da crítica destrutiva ou até mesmo da ofensa pessoal, cabe-nos, como cidadãos responsáveis, denunciar todos os problemas do concelho, mas, para eles, apontar soluções e linhas de rumo.
A nossa terra merece muito mais de todos nós!

7 Comments:

  • Ressaca pós-eleições...

    By Blogger Elvira, at terça out. 18, 08:01:00 da tarde  

  • Caro Fadista,
    faz-se o que se pode. Agora o momento não ajuda a grandes causas em Ourém.
    Eu tinha um projecto baseado num livro sobre OUrém um pouco nostáligico é certo, mas condenando esta política de destruição da nossa terra. Havia perspectivas de entrevistas na ABC, sessões de apresentação, mas a edição tarda (aliás, não acredito muito que se venha a dar). Tirando isso, vou falando do que calha, do que surge, mas confesso que senti monumental desmotivação após os 2,8%.
    Quero dizer-lhe que nunca ouvi das pessoas de Ourém qualquer frase como aquela que apresentou. A campanha foi extremamente correcta, cordial e isso julgo que é um valor para Ourém, que deve ser conservado e que representa até monumental avanço da nossa terra.
    Saudações do
    Luis

    By Blogger Lobo Sentado, at terça out. 18, 08:38:00 da tarde  

  • Estimada Elvira,
    não percebi... vê como ressaca pós-eleitoral o meu post, ou considera ressaca pós-eleições algumas das coisas que se vão por aí dizendo?

    By Blogger Fadista, at quarta out. 19, 10:55:00 da manhã  

  • Caro Luís,
    não concordará comigo se lhe disser que Ourém não nos permite desmotivações? Que Ourém exige e merece maior motivação de todos nós?
    Independentemente do alinhamento político, credo, filosofia, etc, temos de continuar este movimento pró-Ourém, no caminho da mudança. Doutro modo, daqui o 4 anos, teremos um cenário igual ou pior.
    Relativamente ao seu livro, então porque não sai? Estamos cá, à espera de o ler!
    E porque ainda não tinha tido oportunidade de lhe dizer, parabéns pela coragem demonstrada na sua, e pela sua candidatura e do Sérgio Ribeiro.

    By Blogger Fadista, at quarta out. 19, 11:06:00 da manhã  

  • Cá está... os protagonistas todos na toca! Honra seja feita ao Luís Vieira que vem dando sinais de vida tanto no seu blog como em comentários aqui e noutros blogs.

    Como disse hoje no Castelo: "Deixo aqui um repto aos partidos da oposição de Ourém, que tal começar a fazer campanha desde hoje para as próximas eleições autárquicas. Saiam da cidade e aproximem-se já do eleitorado, ver quais são as suas reais necessidades. Assim, dentro de 4 anos, quando se for a votos, o eleitorado já terá uma ideia de quem se preocupa realmente com a população.

    Esta proposta é de borla, a próxima será a pagantes ;)"

    By Blogger Dinis CorteReal, at quarta out. 19, 08:31:00 da tarde  

  • Caros Dinis e Fadista
    terminado o acto eleitoral, volto ao que era antes: um independente que adora Ourém, que fala sobre Ourém e que procura sempre motivos para puxar por essa terra na perspectiva que o motiva - mais de conservação, mais bucólica, mais saudosista, mas sempre compatível com o desenvolvimento.
    A relação com a CDU mantem-se, mas não houve desrelacionamento com ninguém ou qualquer fecho de portas. Mantenho que aquela organização me permitiu levar o que tinha a dizer mais longe e sempre que puder e for justo apoiá-los-ei, bem como a outras correntes e pessoas desvinculadas com quem concorde (e isto parece-me que se aplica a vocês).
    Quer isto dizer que me vou mantendo vigilante sobre Ourém...

    By Blogger Lobo Sentado, at quarta out. 19, 10:36:00 da tarde  

  • não...alguns blogs não hibernaram... "deram um tempo", que felizmente já passou

    By Blogger Unknown, at quinta out. 20, 11:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home