Comissão de Festas

quarta-feira, novembro 09, 2005

Catarino e Monfortinos, negociata ou coincidência?!

Jurei a mim mesmo que depois das ileições autárquicas iria ignorar de vez a política local. Mas não consegui cumprir...

Esta semana ao ler uma peça de uma publicação local (Notícias de Ourém) deparei-me com o título: "Cantina Central nos Monfortinos" (ler aqui). Anteriormente já tinha abordado em alguns comentários da blogosfera oureense esta paixão antiga do "nosso" presidente da câmara.

O facto do Catarino ter frequentado a instituição em causa parece-me que o cega ao ponto de a querer favorecer de qualquer forma. Primeiro através de um pedido vão para a instalação de um polo universitário, depois, com a possibilidade de Fátima ser elevada a concelho, instalar lá uma delegação da câmara municipal e agora a criação desta cantina central, baseada numa ideia vinda de fora. Quanto a mim parece-me bem, mas porquê precisamente nos Monfortinos?! Matem-me esta curiosidade... só isso. Será que o Catarino quer lavar a alma pelas asneiras que tem feito no concelho?! A seu tempo saberemos...

Alegadamente poupou-se algum dinheiro... mas se lerem bem a peça em questão parece que a Câmara municipal tinha um "edifício entretanto adquirido", já agora seria bom o/a "jornalista" em questão referir qual. Mas... poupou-se dinheiro que já tinha sido gasto anteriormente. Chamam a isto contenção de custos?! A mim, que sou imparcial (lol), cheira-me a mais uma negociata.

Depois aprofundando a croniqueta fala-se que a cantina "produzirá as refeições necessárias e a sua distribuição será feita em recipientes próprios, que a farão chegar aos establecimentos de ensino"... mas não diz quais. Será que os alimentos consumidos na EB da Freixianda ou de Caxarias serão feitos em Fátima? Em que condições ficarão depois de 40 minutos de viagem? Isto se sair directamente da panela para a carrinha de transporte.... Não quero aqui fazer futurologia, mas esqueçam a gripe das aves porque as intoxicações alimentares poderão estar a chegar num futuro ainda mais próximo!

Estou a levantar esta questão partindo do princípio que o CEF, Colégio São Miguel e o Instituto Coração de Maria continuarão a cozinhar os alimentos para os seus alunos... óbvio que depois surgem as questões do CRIO e do CRIF. Em relação ao primeiro sei que a comida é feita nas cantinas da C+S de Ourém... Quanto ao CRIF confesso que não sei... mas suponho que dada a sua estreita ligação os alimentos deverão provir do CEF ou então terão uma cozinha própria. É obvio que me posso estar a enganar, mas a "porra" da "notícia" também não esclarece nada!!! Será que a pessoa que a escreveu não quis saber mais? Ou será que a desinformação é apanágio desta publicação?

Reparem que disse por duas vezes publicação e não JORNAL... para ter esse nome o Notícias de Ourém ainda terá de comer muita sopa. Olhem... aproveitem e comam daquela que será feita nos Monfortinos!

4 Comments:

  • Ou toda a gente gosta de comida de plástico e não vê objecções... ;-)

    By Blogger Elvira, at quinta nov. 10, 10:27:00 da tarde  

  • Quanto à publicação a que chamam Jornal, em vez de ser notícias de Ourém porque não mudarem o nome para Notícias da Câmara ou A VOZ DO DONO.
    A cantina se fosse obra para servir o Concelho provavelmente se situasse ao centro e não a uma extremidade seria melhor.

    By Anonymous Anónimo, at sexta nov. 11, 08:40:00 da manhã  

  • Não sou político (nem quero ser) e também não trabalho na Câmara, mas para contribuir para a Vossa dúvida, sempre posso acrescentar que o edifício que chamam "dos Monfortinos" é de facto do Município de Ourém, uma vez que este já o adquiriu. É talvez por este facto que se afirma que se poupa algum dinheiro em instalações, uma vez que não têm de ser adquiridas.

    Quanto à opção ser a melhor em termos de localização, já será outro assunto...

    By Anonymous Anónimo, at sexta nov. 11, 05:59:00 da tarde  

  • Caro anónimo II,

    reli o meu texto todo e não encontrei nenhuma referência ao facto do edifício ser DOS Monfortinos. Se ler bem de certo reparará que as refererências são a uma cantina NOS Monfortinos.

    Adiante com a questão do português.

    Neste texto levantei duas grandes questões. A primeira relacionada com a afectividade do Catarino com o Monfortinos e a segunda relacionada com a incapacidade informativa do Notícias de Ourém. De facto a peça está mal construída. Onde estão ouvidas as partes com interesses atendíveis? "Atiram-se assuntos para o ar" e não se confirmam, ou melhor não os dão a conhecer ao leitor?! Ou será assim tão sigiloso...

    By Blogger Dinis CorteReal, at sexta nov. 11, 06:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home