Comissão de Festas

quarta-feira, novembro 30, 2005

Um Sorriso, um Amigo - Apoia Casa da Criança na Aldeia Nova (Olival)

A Comissão de Festas não faz apenas crítica e sátira, somos também um blog sensível a questões sociais, por isso divulgamos aqui as ideias e as actividades da associação oureense Um Sorriso, um Amigo.

Um Sorriso, um Amigo é uma associação de Ourém que pretende promover o bem-estar de crianças mais carenciadas. Neste âmbito, uma das suas primeiras iniciativas é a construção de um parque infantil e a renovação da biblioteca da Casa da Criança na Aldeia Nova (Olival).

Esta Casa da Criança, é um lar residencial para crianças e jovens pertencente à Sociedade de Promoção Social - Obra do Frei Gil, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 1942 por Frei Gil Alferes. A finalidade desta instituição é o acolhimento e protecção de crianças e jovens, que no seu meio de origem se encontravam em risco.

O lar - que dirige a sua acção para situações de falta de recursos económicos, abandono, negligência ou maus-tratos físicos/psicológicos - acolhe actualmente 39 crianças e jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 06 e os 25 anos.

A Casa da Criança tem como intuito oferecer aos seus jovens a oportunidade de aprendizagem, de socialização, de contacto com realidades diversas e figuras de referência positivas, como forma de troca de experiências, enriquecendo-os como seres humanos. A longo prazo esta instituição procura a uma concreta e progressiva educação cívica, escolar e profissional, tendo em conta os recursos disponíveis na comunidade.

Quem pretender colaborar na iniciativa da entrega de livros (infantis/juvenis) poderá deixar o seu livro junto dos seguintes locais: Escola Secundária de Ourém (A/c: Prof. Paula Gonçalves); EB 2,3 Dr. Correia Alexandre, Caranguejeira (A/c: Prof. Tiago Maia Afonso); Arte e Imagem (Ourém); Conservatório de Música de Ourém; ATL Mágico de Ourém (localizado no antigo Hospital de Ourém).


ACTIVIDADES PREVISTAS NOVEMBRO/DEZEMBRO 2005

Data de Realização

Eventos

Desenvolvimento da Actividade

30 de Novembro

Quarta-feira

Festa no Bar Monges de Cister, Caxarias, Ourém

Festa de Danças Latinas. Apresentação de Coreografias

7 de Dezembro

Quarta-feira

Festa no Palheiro-bar, Alqueidão, Ourém

Concerto de Bandas, entre as quais “The Peorth”

10 de Dezembro

Sábado

Peça de Teatro “A Derrota do Kid Labaredas”, pelo Grupo de Teatro Apollo – Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas

O bilhete para o espectáculo é a oferta de um livro infantil/juvenil para a Biblioteca.