Comissão de Festas

terça-feira, agosto 01, 2006

Um exemplo como tantos outros!

Num dos meus mais recentes trabalhos tive de consultar alguns clubes de norte a sul do país. Um deles, da associação de futebol do Algarve (AFA), queixava-se de concorrência desleal por parte de outros clubes. Isto porque o dinheiro dado pelas câmaras municipais para os escalões de formação estava, alegadamente, a ser gasto no futebol sénior (o que até é ilegal). Para além disso, os corpos directivos da maior parte dos clubes da AFA exerciam cargos nas suas câmaras municipais, os autocarros e campos eram cedidos a título gratuito ao clube e num dos casos o autocarro, que até era da colectividade desportiva, era alugado à câmara municipal sempre que necessário. Este último exemplo até se compreendia se não tivesse sido a própria câmara a oferece-lo ao clube… no comments.

Exemplos como estes passam-se em todos os concelhos do país. Não será necessário pegar no orçamento municipal de Ourém para vermos a “associação cultural e recreativa do cultivo do tremoço” a ser subsidiada anualmente pela edilidade para organizar uma corrida de sardinhas para a brasa e um concurso do levantamento do caneco, que termina invariavelmente no lançamento do vómito e/ou num belo par de murros entre alguns dos mais bebidos.

Como forma de premiar quem realmente trabalha não seria melhor deixar de subsidiar essas associações fantasma, que no fundo não passam de mais uma tasca e/ou café que organiza uma tarde de petanca por ano, e distribuir o dinheiro aos que têm provas dadas?!