Comissão de Festas

quarta-feira, outubro 11, 2006

Como ao querer comentar um post (sobre a ABC Rádio) neste blog, não me foi possível, o que me fez lembrar o tempo de um certo utensílio de escrita da mesma cor do layout do dito, aqui fica o comentário lá deixado para ser levado à comissão censória:

Estimados «Jovens Socialistas do Concelho de Ourém que pensam as dialécticas sociais e políticas na procura de soluções globais»: confesso que, para pena da minha avó, não sou grandemente religioso, mas, até me benzi quando li esta escritura.

Com base na dita rabiscada, tinha "mil e uma" questões que gostava de colocar ao criador de tão magnífica obra. Mas, basta-me uma: com que base afirmam «E talvez isso também tenha justificado um deficitário apoio da Câmara Municipal a este importante órgão de comunicação social.»? Foi lamento que ouviu, por parte de alguém da rádio? Ou o rasteiro aproveitamento político aconselha a atamancar uma afirmação velada desse género?

Fico triste. Muito. Talvez por culpa das expectativas que tinha desse partido. Talvez porque tivesse a convicção/expectativa/pensasse que jovens já não estivessem acomodados/amarrados a apoios da administração central e/ou local a empresas, talvez uma enorme série de coisas... Continuo triste. Desapontado.

Mas tenho uma esperança. Tenho esperança de que o texto que li tivesse sido colocado on-line por mero acaso ou à revelia de ter sido revisto por alguém competente desse partido.

E continuo com esperança! Com esperança que falem com o Melo e conheçam um pouco mais a rádio, o contexto, a realidade.


PS (post scriptum; para o caso de alguma dúvida!).: a palavra "POLÍTICAS" -usada na cabeça do blog- tem acento no "I". Escreve-se, portanto, "POLÍTICAS".


Cumprimentos

7 Comments:

  • Faço minhas as tuas palavras. É lamentável o aproveitamento político dado a um "refreshing" da rádio.

    Confesso que fiquei com receio que a ABC (onde nasci para o jornalismo) tivesse fechado as portas. Mas felizmente não. Mudou de nome e frequência.

    Enfim... espero que a atitude dos ditos não represente o comportamento do partido que dizem representar. Mesmo que o seja, é me indiferente!

    By Blogger Carlos Pereira, at quarta out. 11, 07:27:00 da tarde  

  • Caríssimo Fadista dos saudosos tempos da "outra senhora".
    Comecemos pela palavra Políticas. O template deste blog não aceita acentos graves ou agudos no cabeçalho. Daí não o ter. Até podia ser um erro ortográfico, mas na JS escrever bom português ainda é um prazer.
    Pode continuar a ter fé nas pessoas do PS e da JS, apesar de o conhecermos adepto de outras convicções mais à direita. O que não nos comove.
    Os textos da JS não precisam de ser revistos por ninguém.
    Antes de tomarmos posições políticas informamo-nos.
    A ABC Rádio, tal como a anterior Rádio Clube de Ourém, nunca recebeu qualquer subsídio ou financiamento por ser uma Rádio local, como existe, por exemplo, pela Rádio Marinhais e respectiva Câmara de Salvaterra de Magos.
    Como sabe, a ABC Rádio manteve-se ao longo dos anos, com o peso das publicidades.
    O que condenamos foi o facto da Cãmara não ter feito publicidades/alertas na Rádio sobre prevenção de várias questões ligadas à autarquia durante os últimos anos.
    Era uma forma de manter a sustentabilidade financeira e ao mesmo tempo de informar as populações.
    Agora que já lhe explicámos, agradecíamos, com o respeito que nos merece enquanto pessoa e cidadão, que em próximos e-maisl ou posts que pretenda colocar, o faça sem ataques infundados e com o nível que a sua pessoa aparenta possuir.
    Obrigado
    Secretariado JS Ourém

    By Blogger Secretariado Concelhio, at quinta out. 12, 01:24:00 da manhã  

  • "O template deste blog não aceita acentos graves ou agudos no cabeçalho."

    Então qual é a explicação para que as palavras "Ourém", "dialécticas" e "soluções" (também existentes no cabeçalho do blog) estejam escritas correctamente?

    p.s.: isto tinha de ser dito! Por isso peço desculpa ao Fadista por estar a utilizar os comentários do blog desta forma.

    By Blogger José Mira, at quinta out. 12, 10:44:00 da manhã  

  • Obrigado José Mira por desvendar a tanga destes senhores.

    Aviso desde já que este comment vai ser muiiiiito comprido!


    Puxando a culatra atrás: Caro Secretariado Concelhio,

    Começo por agradecer a sua visita a este humilde blogue sem qualquer quadrante político e, sobretudo, sem vontade de o ter.

    1º - “o conhecermos adepto de outras convicções mais à direita” – Não sou advogado do Fadista, mas esse tipo de comentários só mesmo de quem vive sonegado a uma ridícula disciplina partidária sem qualquer liberdade de criação ou de pensamento. Há uns tempos atrás houve quem conotasse este blogue como sendo de esquerda porque criticávamos o PSD de Ourém. Hoje que fizemos esta crítica à JS somos de direita. Decidam-se porra, é que por este andar perdemos a nossa identidade! Uma coisa podem ter a certeza, a “Comissão de Festas” não se enquadra em partidos políticos e jamais o irá fazer.

    2º - “saudosos tempos da "outra senhora”” – Fica-vos muito mal utilizarem esta expressão quando o “lápis azul” é colocado em prática no vosso blogue. Mas esse comportamento eu até compreendo dado a baixaria de certos indivíduos que praí comentam.

    3º - “os dirigentes da Juventude Socialista tomaram conhecimento do fim da ABC Rádio, antiga Rádio Clube de Ourém” – Esta frase foi tirada do vosso blogue. É facto que a ABC Rádio acabou… mas para dar origem à ABC Portugal. Ela continuará a emitir a partir de Ourém, nos mesmíssimos estúdios e com o Rui Melo, a Paula Silva e o Fernando Jorge Martins, penso que também com a Lelita… enfim vozes e pessoas que nos fomos acostumando ao longo do tempo. Qual é o drama desta mudança de nome? Se por ventura não sabiam que a ABC iria continuar é porque não fizeram os trabalhinhos de casa, ou tendo-os feito andaram a brincar com as palavras e depois fizeram borrada!

    4º - A câmara de Ourém não tem obrigação nenhuma de utilizar subterfúgios publicitários para financiar a rádio local. Digam sinceramente, era essa a estratégia que seria utilizada pelo PS Ourém se estivesse no poleiro? Se a CM de Salvaterra de Magos o faz é com eles, não são chamados para o caso. Não estão cá para se defender e duvido que venham a ler a vossa “chamada” neste blogue.

    5º - Uma coisa que me abomina na política é a forma com que tentam sujar as outras pessoas. Deixem de usar as manhas do tipo: “nível que a sua pessoa aparenta possuir”. Ou o fadista tem nível ou não tem nível… têm de se decidir. É por causa dessas indecisões que não há quem assuma a consequência dos seus actos, é um “diz que não disse”. Se são homenzinhos convém desde já assumir o que dizem e fazem.

    6º - Agora que eu, Carlos Pereira, um dos moderadores deste blogue fundamentei parte das criticas e daquilo que acho ser um aproveitamento político, de vós me despeço com um solidário abraço, fazendo votos que comecem a pensar antes de escrever.

    By Blogger Carlos Pereira, at quinta out. 12, 11:51:00 da manhã  

  • Eh lá! A procissão já saiu do adro!

    1º (e mais importante): Caro José Mira, é com o maior prazer que aceitamos o seu comentário. Esta, é "uma casa" onde todos são bem recebidos, e onde se valoriza a diferença de ideias, políticas, filosofias, etc. Volte mais vezes!

    2º: Depois dos dois comments que me antecederam, pouco me resta...
    Se a desilusão foi grande com o texto que li no referido blog, (onde os comment's são censurados) passou a esmagadora na reacção do PS pueril.

    Eu também já fui jovem imberbe e louro, mas nunca concebi que um órgão de comunicação social pudesse depender de financiamento camarário, camuflado por "publicidade", conforme sugerem. Uma prática criticada pelo próprio PS no caso "Notícias de Ourém".

    Não há uma comunicação social isenta, se for refém de financiamentos políticos.

    Apenas poderei compreender a V/ sugestão, na lógica do: "hoje tu (PSD), amanhã, eu (PS)".

    Para não entrar em conceitos de sustentabilidade financeira, o que não será de fácil entendimento a pueris destinatários, não sei que mais dizer, tamanho o desapontamento.

    Só um avulso gritante (dado o José Mira ter visto a grande contradição), para não corrigir todo o texto: quando escreveram «Até podia ser um erro ortográfico, mas na JS escrever bom português ainda é um prazer.»
    queriam antes escrever desta forma, não era?:
    «Até podia ser um erro ortográfico, mas, na JS, escrever bom português, ainda é um prazer.»
    Certo?

    PS (post scriptum!): Preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, mas censura comment’s num blog; preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, e faz depender a sustentabilidade financeira de uma empresa privada de financiamentos camuflados, por parte de uma autarquia; preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, que faz insinuações e ameaças veladas; preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, e que, de uma “não questão” protagoniza um aproveitamento político rasteiro; Preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, e faz insinuações pessoais; Preocupa-me uma juventude, que se diz socialista, e não sabe escrever duas linhas!

    Cumprimentos a todos!

    By Blogger Fadista, at quinta out. 12, 12:50:00 da tarde  

  • Isto não é bem o tema da discussão, mas já que estamos numa de corrigir a pontuação, não resisto a dois comentários: 1. O complemento circunstancial "na JS" (ou o modificador, segundo a Nova Terminologia Linguística) não tem de ser delimitado por vírgulas... 2. "escrever bom português", sendo sujeito da frase, não deve ser separado do predicado "ainda é..." por uma vírgula.
    Assim, em bom português, eu prefiro a pontuação da JS.
    Já quanto ao teor da mensagem, tenho muitas dificuldades em rever-me no texto dos jovens socialistas.

    By Blogger Unknown, at sábado out. 14, 07:18:00 da tarde  

  • Obrigado João Filipe pelo seu reparo. Pessoalmente e em termos de leitura (com indicação das pausas de respiração concordo com a utilização das vírgulas). No tocante à mensagem da JS é no mínimo lamentável...

    By Blogger Carlos Pereira, at domingo out. 15, 06:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home