Comissão de Festas

sexta-feira, setembro 30, 2005

O sítio do candidato Alegre

O último candidato contra Cavaco (4º!), que, segundo sondagem de ontem da TSF, poderá passar a perna a Soares, e que diz que «Não há salvadores, não há homens providenciais, nem da esquerda nem da direita, e não há donos da República», já tem site oficial. É aqui.
A propósito, não perder a crónica de hoje de Vasco Pulido Valente, na última página do Público. Ajuda à consciência crítica.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Já lhes cheira!


Eles estão à espreita



Coragem Catarino!

Hoje, é quinta-feira em Ourém!

Todos falavam (e ainda falam) do "Paulinho das feiras", mas aposto que hoje todos por lá passaram/passarão!
Serão mais os pregões políticos que os genuínos.
«-Oh frégueeeeeeesa... Quem é que me acaba o resto?!»
A feira de Ourém... esse sítio onde tudo se vende, tudo se compra!
Pagava para lá poder estar!

quarta-feira, setembro 28, 2005

Aprendiz de "bojardeiro" ao nível dos melhores profissionais do métier

«Alguns Comunistas foram presos para que hoje alguns fascistas possam viver em Liberdade.
Mas, não foram só Comunistas presos. Também foram homens bons, de bons costumes e com ideiais...»
João Heitor, ao Janelvira

Ingenuamente, nunca pensei ler nada como isto de uma pessoa com responsabilidades/aspirações políticas no concelho. A esperança de mudança poderá passar por aqui? Triste fado, o nosso!

Apelo ao voto

A Comissão de Festas, imbuída de um profundo espírito democrático e de cidadania, apela à participação cívica dos seus leitores por via do voto. Um direito e dever democrático.
Estimados leitores, para treino, até ao dia das autárquicas, votem na sondagem que lançámos esta semana e que estará on-line até dia 9.
Coisa simples: gostaríamos apenas de saber a quem não compraria uma secretária em segunda-mão.
Adaptando um clássico da publicidade na rádio do burgo, "Sondagens, furos e captações" é connosco.
Só não "garantimos água em qualquer lugar"!

terça-feira, setembro 27, 2005

Próximo cartaz de Campanha

Numa manobra de pura informação a Comissão de Festas teve acesso ao próximo cartaz do PSD-Ourém.


Afinal os meninos não mentem...

E sai um prémio para o leitor 1.000

Seguindo uma lógica de dinamismo e interactividade a nossa Comissão de Festas vai atribuir um prémio ao leitor 1.000.

Já o temos o prémio nas nossas mãos e posso adiantar que ele é fantástico... o premiado deverá apenas enviar-nos um mail.

Então e o CDS?!

Este fim-de-semana andei a vaguear por algumas freguesias do concelho.

Parei em Rio de Couros para tomar um café e dei por mim a ler um folheto do candidato do CDS à junta de freguesia local. E fiquei siderado... o senhor pretende criar um local de apoio/abrigo para os peregrinos que se desloquem a Fátima. Não é má ideia não senhor... mas acho que 4 km depois já há um... em Caxarias... e 5 km antes é a Freixianda... duas vilas do concelho...

Caro amigo candidato pelo CDS à Junta de Freguesia, peço desculpa mas não memorizei o nome e o site da Sandra não faz referência aos seus candidatos, será que Rio de Couros não tem outras necessidades vitais para dar resposta?! Ou pretende que os peregrinos, que se deslocam a pé dos mais variados pontos do país, votem em si?!

Afinal o gajo não é oco!

Estou estupefacto... afinal o site do no "amigo" Catarino já tem conteúdo e personalização.

Cada candidato à junta de freguesia dirige-se por escrito a população. Temos que dar a mão à palmatória, é uma boa ideia! Pena é que uma boa parte dos cidadão eleitores do concelho não tenham o hábito de utilizar a internet... mas há que começar por algum lado.

Caras novas nem por isso... No meu "círculo de interesse", por morar na zona, apenas a candidata à junta de Caxarias. Ora a nossa amiga Natália deixa para 13º ponto, e antepenultimo, a dinamização do sector dos transportes públicos... será que um dos pontos fortes desta localidade não é o facto de ter uma estação da linha do norte?! E essa é apenas a sua 13ª precupação?!


Só naquela...
Por acaso sabe que muitos professores da EB de Caxarias utilizam diariamente o comboio?
Por acaso sabe que turistas e peregrinos que se deslocam a Fátima dão algum dinheiro a Caxarias e o sector dos transportes é só a sua 13ª preocupação?!
Por acaso tem consciência do número de utentes que utiliza o comboio para se deslocar a Coimbra e Lisboa para consultas médicas?
Por acaso tem conhecimento do número de alunos do concelho, do qual consta a sua própria filha, que utiliza este transporte para se deslocar para os seus locais de ensino? (Lisboa, Coimbra, Porto, Aveiro Covilhã, Guarda etc...)

Se depois destes pontos o sector dos transporte continua a ser a sua 13ª preocupação... lamento ter que me cruzar consigo todos os fins-de-semana.

Já sei... vai dizer-nos que os pontos estão numerados de forma aliatória... típico...

segunda-feira, setembro 26, 2005

Um Homem não é um trapo!

De aclamado a desprezado pelo seu próprio partido, Manuel Alegre, anunciou finalmente a sua candidatura no passado fim-de-semana.
Um assinalável acto de verticalidade, valentia, defesa do bom-nome, honra e do ideário em que se acredita, independentemente da mood do partido ou dos apoios que degeneram em tapetes puxados. Atitude em vias de extinção, particularmente em política.
A propósito, vale a pena ler a imprensa de referência e um dos seus grandes poemas que já deixei noutro sítio e que agora não poderia vir mais a propósito.

Letra para um hino

É possível falar sem um nó na garganta
é possível amar sem que venham proibir
é possível correr sem que seja fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.

É possível andar sem olhar para o chão
é possível viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros
se te apetece dizer não grita comigo: não.

É possível viver de outro modo. É
possível transformares em arma a tua mão.
É possível o amor. É possível o pão.
É possível viver de pé.

Não te deixes murchar. Não deixes que te domem.
É possível viver sem fingir que se vive.
É possível ser homem.
É possível ser livre livre livre.

Manuel Alegre

Está aberta a época

Está oficialmente aberta a época de caça ao voto. De ora em diante, há, para todos, "comícios" e "bebícios" à fartasana.
Vira o disco e toca o mesmo!
São as regras da coutada...

sexta-feira, setembro 23, 2005

Sugestões de fim-de-semana













Há alturas em que nem tudo são eleições e troca de galhardetes. Há que descontrair. Ver bom cinema, por exemplo. Que dizem?
Aqui ficam duas sugestões. Uma para ver em casa, a outra numa sala perto de si (que não a sua!).
1. Saíu hoje, com o Público, o segundo filme da "Colecção Hitchcock": "Janela Indiscreta". Para quem, como eu, não tinha comprado o primeiro volume, ainda vai a tempo de pôr a colecção do mestre em dia, sem grande mossa no orçamento;
2. Para uns, um filme porno barato, para outros um ícon cultural que marcou uma época e espoletou uma revolução sexual. Não discuto, até porque nunca vi a película em causa: "Dentro de Garganta Funda".
Estreou.
Aceitam-se opiniões sobre o dito filme.
Um óptimo fim-de-semana a todos.

quinta-feira, setembro 22, 2005

A bojarda da semana!

«Quem está lá no alto, que é Deus, quer que eu seja presidente da Câmara de Amarante.»
Avelino Ferreira Torres, ao Jornal de Notícias

Felizmente, jactâncias destas ainda não há no meu concelho! Pelo menos, não os leio no JN...

Para reflectir II

Deixo aqui uma frase sábia:

"Se queres tomar o pequeno almoço na cama, vai dormir para a cozinha!"

Autor desconhecido

Se todos fizessem como este... II

A propósito deste post, onde mostrámos o anúncio (publicado no Público) em que um cidadão arrependido, por penitência, paga para pedir desculpa aos democratas por ter contribuído, com o seu voto, para a eleição deste Governo, a Comissão de Festas fez jornalismo de investigação e encontrou o primeiro acto penitencial do cidadão eleitor n.º 6823. Aqui deixamos o fac-símile do anúncio, publicado no jornal Gazeta das Caldas.

quarta-feira, setembro 21, 2005

As ideias da direita para Ourém

Gostava de apresentar um desafio: passem pelos sites oficiais dos candidatos à C. M. de Ourém, Sandra Nunes e David Catarino. Aqui: CDS/PP | PSD, respectivamente.
Depois de uma visita atempada, debatamos, com seriedade, as ideias aí apresentadas.

terça-feira, setembro 20, 2005

Defesa dos animais apela para abertura de uma reserva natural em Ourém


A Associação Portuguesa para a Defesa dos Animais (APDA) apelou hoje para a abertura de uma reserva natural na cidade de Ourém dado "a quantidade de bichos da preguiça existentes", numa única forma de preservar esta espécie em via de extinção em todo o planeta, que contuto se tem vindo a proliferar por terras aureanas devido a existência de um microclima.

"Fizemos um levantamento nacional e reparamos que esta espécie está em franco crescimento em Ourém. Segundo sabemos proliferam muito junto da Câmara Municipal e na sua assembleia, provavelmente devido a existência de um microclima provocado pelos repuchos mesmo em frente", afirmou Hipólito Cunha, presidente da APDA, ao nosso festeiro de serviço.

Numa tentativa de perceber este microclima a Comissão de Festas saiu para a rua e descobriu algo inédito, algo que ainda ninguém tinha reparado... o tratador dos bichos da preguiça.

Estão espantados?! Pois é...

Lá estava José Manuel Alho a dar comidinha aos animais... ainda com a sua farda verde e com dois baldes na mão.

"É com muito orgulho que trato destes animais. Eles no fundo são como eu... nada fazem. Quem não os conhece pensa que são uns bichos giros e que vivem em comunidade bem organizada devendo ser uns trabalhadores natos. Pura mentira... são uns preguiçosos de primeira", disse Alho ao nosso blog.

Aparentemente esta espécie deve a sua vida ao candidato socialista à autarquia oureense.

"Bem sei que pensavam que eu poderia ser um candidato à altura para chutar Catarino da Câmara... mas o medo que me provoca a ideia de pensar que um dia poderei ser presidente de Câmara faz com que me retraia e venha dar comida a estes bichanos. Se calhar a culpa é deste microclima que torna preguiçosos a maioria das pessoas que aqui rondam", concluiu.

Esta revelação deita por terra as prentenções do maior partido da oposição local e envegonha aqueles, que como nós, pensavam que José Manuel Alho era um tipo operante e que poderia ser, eventualmente, uma alternativa viável em deterimento aos poderes instituidos em Ourém.

Portugal é Lisboa. O resto, já nós sabemos

Cheguei hoje de manhã ao trabalho e, como todos os dias, já tinha à minha espera uma newsletter que tinha por título: "Impresa lança site para cobertura exclusiva das autárquicas".
Num perfeito copy/paste do press-release da Impresa (ver os adjectivos), acrescentava no copo da notícia: «(...) construído com a finalidade de cobrir de forma eficaz, criativa e dinâmica as próximas eleições autárquicas.» À frente, já citava(!): «'O que queremos é prestar um melhor serviço público, juntando o que de melhor fazemos, num só sítio', assegura João Pedro Galveias, gestor de produção de conteúdos da Impresa Multimédia».
Fiquei encantado. Até porque anunciava blog's para se conseguir uma maior capilaridade de informação, assente na "Rede Expresso". Não confundir com a outra. Sempre útil, é verdade!
Posto isto, toca de consultar o site anunciado: «www.maisautarquicas.com», que afinal revelou-se como sendo «http://maisautarquicas2005.impresa.pt/homepage/». Mas tudo bem. Vai de subscrever o RSS e receber, no agregador, as notícias. Surpresa, ou talvez não, a esmagadora maioria delas sobre a capital do país e a capital do Norte. Não liguei, porque o trabalho não me dava um minuto.
Regressado do almoço, uma visita mais aturada ao sítio confirma o cenário das notícias recebidas no RSS feeder: Lisboa com batatas!
Uma volta pelos blog's (um por distrito) e o resultado é... manifestamente insatisfatório, para ser simpático.
Ingenuamente, pensei num site que tivesse informação do andamento da procissão autárquica, pelo menos por concelho. Mas nem pensar. Mesmo aos cidadãos eleitores de Lisboa e Porto, presta um mau serviço, porque embarca nos temas fáceis, superficiais e mediáticos do circo televisivo corrente.
Pode ser que daqui até às eleições, e como fonte de informação sobre os resultados eleitorais, venha a ser aquilo que, neste momento não é. Nem uma operação de marketing "bem esgalhada" chegou a ser.

segunda-feira, setembro 19, 2005

Para reflectir

«A política... há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder.»
L. Bianciardi (escritor italiano)

quinta-feira, setembro 15, 2005

Se todos fizessem como este...

Cruzamento de dados da Segurança Social trama 1.500 empresas

Li hoje na edição on-line do público que os "serviços de fiscalização da Segurança Social vão inspeccionar 1500 empresas até ao final do ano", numa "acção que resulta do cruzamento de dados entre a administração fiscal e as instituições da Segurança Social."

Mas... só 1.500 empresas?
E que tal fiscalizar também as autarquias, os partidos políticos, as suas delegações e as ARS's?! De certo que sairiam espantados... ou talvez não.

É preferível fazer olhar as pessoas para o lado esquerdo (isto sem qualquer conotação política) enquanto que do lado direito se faz o inimaginável.

É certo que há que começar por algum lado... mas se tudo o que vive à sombra do estado fosse fiscalizado tenho a certeza que não haveria tantos parazitas.

Contra o terrorismo, pela segurança nacional

Acabo de receber um e-mail com uma fórmula que me parece inteligente e interessante (pelo menos) de lutar contra o terrorismo.
Passo a reproduzir o dito:
«Fazer a máxima divulgação!
O mundo pede encarecidamente para nos unirmos numa causa comum: a luta contra o terrorismo.
Já é bem conhecido que os muçulmanos se opõem ao consumo de álcool e consideram pecado ver uma mulher nua, que não seja a sua.
Por isso, estamos a fazer um apelo global para que, na próxima sexta-feira, às 11:00h, em todos os locais de trabalho, todas as mulheres corram nuas pelos escritórios e todos os homens não muçulmanos as persigam com uma cerveja na mão.
Isto servirá para detectar os terroristas que existem entre nós.»
Pela segurança nacional, e global, há sacrifícios que têm de ser suportados.

quarta-feira, setembro 14, 2005

Onde vamos parar?

A crónica de José Júdice «O câncro», no Diário Digital aborda temas diversos sobre os quais tinha já programado escrever na outra tasca e que acho que merecem uma séria reflecção.
O aperitivo para a leitura da crónica: «A ignorância e a boçalidade deixaram de ser uma característica do Portugal analfabeto (...) para serem hoje um cancro social».

Politiquices à la portuguaise!

Estou parvo... hoje vou fugir do meu registo habitual. A ironia fica para mais tarde.

Estamos em período pré-eleitoral autárquico e mistura-se diariamente as próximas eleições presidenciais e hoje no DN já se fala no referendo que há-de vir... meus Deus onde isto já chegou!!! Não admira que as pessoas estejam fartas da política e das politiquices.

É curioso ver que quem se emancipou a candidato para as presidenciais foram os partidos de esquerda com o binómio Soares/Alegre, Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa.

Já temos que apanhar com o avô Soares todos os dias. Bem, ele dever saber que não aguenta até as eleições presidenciais e já está a querer preparar um funeral de estado, porque de outra forma seria esquecido e desprezado, como ele desprezou o país e outras coisas mais quando vagueou por terras de França.

Eu, que até o nem o admiro minimamente, 'tou cá com uma vontade de lhe dar umas caneladas para ver se ele se deixa de armar em xico'sperto. Mas enfim... de xico'spertices vive Portugual diariamente.

Sou apologista de cada macaco no seu galho. Agora as autárquicas, depois as presidenciais e só depois o ou os referendos. Não misturem.

Caros políticos, sejam de que quadrante forem, deixem-nos respirar, deixem-nos trabalhar. Começamos a ficar fartos.

Com tanta confusão, nas próximas eleições os portugueses podem não querer ir votar, ou então enganarem-se na votação por não saberem bem que eleições são. Bem... se calhar é o que pretendem... lamentável.

Seria boa ideia antes de falarem, pensarem um pouco. Só um bocadito.
Ah.. e já agora trabalhem com agenda. Há uns livros engraçados que falam sobre uma tal de Agenda-Setting. Uma coisa que vos poderá ser muito útil... muito útil mesmo.

Com alguma teoria vocês deixariam de fazer figuras de urso e de falarem antes do tempo. Como sabem, ou deveriam saber, tudo tem um timing. Quando lançado no momento certo pode colher muitos frutos... se calhar é disso que o boliqueime-men está a espera... não sei digo eu.

Só assim lavariam a imagem que têm de pregadores de falsas promessas e dariam cabo das polítiquices que vivemos todos os dias.

Sugestão de leitura e reflecção

Depois da notícia saída hoje, aconselho um exercício simples: para além da leitura que a comunicação social e a opinião publicada nos impigem, passem por aqui: http://www.oecd.org/dataoecd/44/25/35333424.pdf
Leiam estas 9 páginas apenas, que ainda por cima estão em portugês, e reflictam. Ou melhor, reflictamos sobre o panorama da educação no nosso país e no nosso concelho.
Escusado será reiterar o convite a que partilhem as vossas opiniões/reflecções!
Permito-me ainda lançar o repto aos candidatos às autárquicas para que, na eventualidade de por aqui passarem, darem conhecimento das suas medidas para o concelho, no que à educação diz respeito.

terça-feira, setembro 13, 2005

Quem nunca carregou no REC, que atire a primeira cassete!

No cumprimento do ritual matinal, dei de caras com isto: "Herdeira da fortuna Hilton muda de vida" (in.: Público, pág. 50). Lamentavelmente, a notícia não está na edição on-line. Pelo menos para não pagantes.
Segundo a breve, a menina, conhecida de todos pelas suas produções caseiras «(...)anunciou que está contente com o seu novo noivo, Latsis(...)» e que «(...)tenciona tornar-se dona de casa e está mesmo a pensar em ser mãe (...) afirmou que já esqueceu o episódio da cassete de vídeo(...)».
Nós é que não!
As leitoras deste blog que me perdoem pelo teor do post. Apenas posso sugerir, na mesma página, outra breve que certamente será do seu maior interesse, intitulada "Bailado aéreo na Coreia do Sul".

Morte do candidato à autarquia

Um presidente de Câmara está a caminhar tranquilamente quando é atropelado e morre.

A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

- "Bem-vindo ao Paraíso!"; diz São Pedro. "Antes que você entre, há uma situação que temos de resolver. Raramente vemos políticos por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer consigo."
- "Não há qualquer problema, é só deixar-me entrar", diz o antigo presidente
- "Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade."
- "Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso", diz o ex-presidente.
- "Desculpe, mas temos as nossas regras."

Assim, São Pedro acompanha o político até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre-se e ele vê-se no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais tinha trabalhado em vida.

Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

Quem também está presente é o diabo, um indivíduo muito amigável que passa o tempo todo a dançar e a contar piadas. Eles divertem-se tanto que, antes que ele aperceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

Ele sobe, sobe, sobe e a porta abre-se outra vez. São Pedro está a esperar por ele.

Agora é a vez de visitar o Paraíso.

Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, a tocar harpas e a cantar. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia acaba e São Pedro chama-o de volta.

- "Então? Já passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna."

Ele pensa um minuto e responde:
"Olha, eu nunca pensei ... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno."

Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.
A porta abre e ele vê-se no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas a apanhar entulho e para os colocar em sacos pretos. O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do ex-presidente .

"Não estou a parcerber", - gagueja o presidente - "Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo de lixo e meus amigos todos rotos!!!"

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:
"Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

Mais nada!

segunda-feira, setembro 12, 2005

Está aberto o arraial

Já a procissão vai no adro, quando chego a este blog. Boas!
Em noite de grandes conspirações anti-catarinais bem regadas (por umas Frize de Limão, vejam só!), foi decidido criar este blog.
Sem uma linha condutora de grande rigidez, este é o blog que alberga três almas descontentes e não alinhadas, que cá postam uns textos: a Comissão de Festas.
Como cidadãos do mundo, os escritos poderão ter por tema a discussão da paleta de cores que enfeita o andor que a aldeia vai levar à festa da paróquia, ou o aquecimento global do Planeta e o seu efeito na política portuguesa.
Agora que as festarolas já lá vão, acho também importante manter o espírito de convívio, onde o pessoal se encontra, bebe umas mines e joga o chinquilho, enquanto elogia os políticos da terra. Sem esquecer, obviamente, a bailação. Mais ao cair da noite, como convém. Mas, nesta como noutras festas, cada um dança consoante a música que lhe dão. Mas só dança quem quer!
Já agora, acólitos é na porta do lado.